As actividades decorreram durante uma semana.
A partir da leitura da obra: "A ovelhinha que veio para o jantar" de Steve Smallman, os alunos trabalharam o Ciclo da Escrita.
- Competências:
Ser capaz de compreender a estrutura de um texto descritivo, planificá-lo e redigi-lo.
Fizeram a ficha de leitura do livro e anteciparam o seu conteúdo, a partir do título e da imagem da capa.
A partir da imagem do lobo da história trabalhada na Unidade Didáctica, os alunos fizeram a sua caracterização física e psicológica, após uma chuva de ideias sobre os aspectos a ter em conta quando se realiza uma descrição física (descrição da boca, pêlo, orelhas, nariz, olhos, como está vestido…- aspectos observáveis) e uma caracterização psicológica (qualidades, defeitos comportamentos, gostos e outras características não observáveis).
Seguidamente, os alunos fizeram o registo da caracterização física e psicológica do lobo, num esquema elaborado para o efeito.


Construiram o BI do texto descritivo, a partir do esquema do lobo. Seguidamente, os alunos fizeram o registo da caracterização física e psicológica do lobo, num esquema elaborado para o efeito.



Elaboraram, individualmente, um pré-texto descritivo sobre o lobo, que posteriormente, foi reformulado e aperfeiçoado, em grande grupo.


Reflexão:Esta actividade foi muito positiva e consideramos que é o trampolim para outras similares que desenvolvem nos alunos capacidades de redacção de diferentes tipos de texto. Os alunos estão a começar a desenvolver a prática do ciclo de escrita, de forma cada vez mais autónoma.
Sem comentários:
Enviar um comentário