sábado, 19 de dezembro de 2009

Consciência Lexical

Como comemoração do livro e da leitura, na escola de S. Vicente da Beira, os alunos trabalharam este tema, tendo como ponto de partida o livro: “ A Menina Que Detestava Livros” de Manjusha Pawagi. Lisboa, Terramar, 2005 .

Competências Específicas
Expressão Oral, Conhecimento Explícito da Língua (CEL) - Campos Semântico e Lexical
Linhas Orientadoras: Falar para aprender, Plano Lexical e Semântico e Plano Morfológico
Conteúdos:
Mapas de conceitos, palavras-chave, derivação de palavras, o radical e o sufixo.

Desenvolvimento da actividade:
Antecipação do conteúdo do livro, a partir da capa e do título;
Leitura da história, confirmação das hipóteses levantadas pelos alunos e diálogo sobre a temática do livro;
Elaboração de uma chuva de ideias relacionadas com a palavra “livro”, no quadro e concomitantemente em ficha de trabalho;


Construção de um mapa semântico da palavra: livro, no quadro, a partir de questões levantadas: onde se podem encontrar, tipos de livros, profissões relacionadas, o que contêm, o que nos transmitem; Observação dos padrões fónicos do final das palavras da família de livro, existentes no mapa semântico e descoberta de regularidades.

Reflexão:
Nesta actividade os alunos identificaram os diferentes elementos que entravam na constituição das palavras, aperceberam-se da estrutura interna e, através de frases exemplificativas, pudemos constatar que os alunos perceberam as regularidades dos padrões fónicos e conseguiram utilizar estratégias de inferência do significado e também a partir do contexto. Foi uma aula em que os alunos estiveram muito empenhados e foram capazes de fazer uma reflexão da aula com muita consciência.

Sem comentários: