sábado, 14 de março de 2009

Avaliação da Compreensão Leitora


«Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.»


É com esta citação, de autor desconhecido, que quero aqui deixar a minha reflexão sobre a minha última tutoria com a temática O Ensino da Leitura: Avaliação da Leitura.
Foi através do jogo da teia que os alunos começaram por se envolver nesta actividade, que teve como objectivo a avaliação da compreensão leitora.

Servindo de motivação inicial, o jogo da teia despertou muito interesse nos alunos e permitiu-lhes estabelecer relações lógicas entre grupos de palavras. Cada cartão continha quatro palavras. Uma dessas quatro palavras não se relacionava com as outras, cada aluno tinha de a identificar e explicar a razão da sua escolha.

Após a motivação inicial, os alunos sentaram-se nos seus lugares e começaram a resolver o teste de avaliação da compreensão leitora. Apesar da actividade anterior ter sido uma actividade lúdica, os alunos mantiveram-se concentrados na resolução do teste.










Ainda houve tempo para cada aluno escrever uma pequena reflexão sobre a actividade. E, como tudo tem uma ligação, uma lógica e uma razão de ser, constatei, mais uma vez, a importância da consciência fonológica. Reparem nesta reflexão:

É, de facto, interessante ver as diferentes versões que a aluna em questão utilizou para chegar à palavra correcta, sendo ajudada pela professora através de explicações meramente fonológicas. Mas chegou lá! Será que não podemos de um exemplo tão pequeno como este, mas tão rico, tirar nenhuma conclusão? Trabalhamos as temáticas ao acaso?Planificamos hoje esta temática porque tem que ser, porque nos é imposta e depois amarelece dentro de um dossier que nunca mais é aberto? É importante que tomemos consciência. Remetendo para a citação atrás referida, não digamos simplesmente coisas aos nossos alunos por dizer. Temos de os envolver, cativar, fazê-los melhorar a cada dia que passa, progredir, dar-lhes motivos para sorrir.

Já agora... Os resultados do teste de compreensão leitora não foram os melhores. Os meus alunos revelam muitas dificuldades na compreensão daquilo que leêm. É uma turma com características especiais, mas... Fica no ar a dúvida... Fica no ar a sugestão: Comecem o quanto antes... Há muitas temáticas que se podem iniciar logo no Jardim de Infância. Não sou, de modo algum, leiga na matéria. São apenas conclusões que tenho vindo a aferir, fruto das experiências que tenho vivido com a minha turma e, do facto, de também ser mãe de duas crianças em idade pré-escolar.

Raquel do Carmo

1 comentário:

OS ECOS DO PNEP EM ALCAINS disse...

Raquel, as tuas palavras são de incentivo a todos, creio eu.
É, de facto, urgente que se gere a mudança, para criar nos nossos alunos e, em especial nesta turma, uma relação positiva com a escrita.