Apresentado o título do conto, os alunos fizeram o levantamento das hipóteses de antecipação do seu conteúdo.
Após a leitura do conto, aos alunos, estes confirmaram as suas antecipações. Seguiu-se um breve diálogo sobre a compreensão da história, com a ordenação das imagens.
Os alunos do 1º ano ilustraram a parte que mais gostaram de ouvir, enquanto os alunos do 4ºano, de forma directa, num cartaz, afixado no quadro, reflectiram sobre algumas irregularidades das frases, ao nível da repetição dos nomes, tendo retirado de uma caixa as palavras correctas que as substituiam - os pronomes.
Em seguida, os alunos do 1º Ano, a partir de uma frase do texto lido, “O frade fez a sopa" , os alunos separaram os elementos constituintes, através de duas questões: “Quem?”e “O quê?”.
A partir desta frase substituiram o GN por outros nomes e o GV por outras acções, produzindo, assim, novas frases. Numa segunda fase, alargaram os elementos do
GN e do GV (O frade/o pai/a avó /fez/comeu/ a sopa/de couve /saborosa…).
Finalmente, estabeleceu-se com os alunos uma reflexão global sobre o funcionamento da Língua.
Finalmente, estabeleceu-se com os alunos uma reflexão global sobre o funcionamento da Língua.
Sem comentários:
Enviar um comentário