segunda-feira, 11 de maio de 2009

O ENSINO DA ESCRITA

No dia 6 de Maio de 2009, na EB1 de Tinalhas, com os alunos da turma A, do 1º e 2º anos, foi desenvolvida uma actividade no âmbito do PNEP, a que chamámos "Construindo Lengalengas".
E foi assim que tudo começou!
Preparando o “Ensino da Escrita”, a lengalenga “A casa do João” foi apresentada à turma em aulas anteriores a esta sessão.

As questões formuladas ajudaram na compreensão do texto que os alunos facilmente memorizaram, sendo informados e “convidados” a criar um novo texto, por eles inventado, por eles produzido e divulgado como obra sua.
No dia 6 de Maio, pelas 14 horas, o recordar do texto memorizado foi como que a activação do conhecimento prévio na elaboração de um novo texto que se pretendia com a mesma estrutura.

Assim, partiu-se da apresentação de imagens sugestivas, cuja sequência levou ao encadeamento das acções e à fácil textualização.

As palavras de "ajuda" que vizualizamos junto das imagens foram motivo de aproveitamento no desenvolvimento do campo lexical, sendo sabiamente utilizadas pelos alunos na produção dos seus textos.

Duas fichas um pouco distintas, mas estruturadas da mesma forma, para o grupo do 1º e 2º ano, serviram de suporte ao primeiro produto neste ciclo de escrita. Pequenas palavras marcaram o início de algumas frases e recordaram ao grupo dos mais pequenos a estrutura pretendida no texto que se propunham escrever.

Estavam, a partir deste momento, criadas as condições para que se promovam actividades conducentes à verificação de que qualquer texto é passível de ilimitadas reformulações tendo em vista uma maior motivação para a prática regular e aperfeiçoamento da escrita.

Também no 1º ano, a aprendizagem da escrita foi encarada como um processo que não se esgota com a apresentação do primeiro produto. Os alunos leram e escreveram sem receio de censuras, mas com a certeza de poder contar com os apoios necessários ao aperfeiçoamento das suas produções.







1 comentário:

OS ECOS DO PNEP EM ALCAINS disse...

Conseguiste!
Obrigada, Rosária pela tua garra em querer aprender estas coisas da informática!
A vontade de partilhar começa aqui.

Parabéns!

Beijinhos.