segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Ensino da Escrita: dimensão gráfica e ortográfica

FICHA DE ACTIVIDADE

PLANIFICAÇÃO

Referência: Oficina Temática - O Ensino da Escrita: Dimensão gráfica e ortográfica

Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo


Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA


Nome e breve descrição da actividade:

Palavras com acento gráfico
História «O gigante egoísta de Óscar Wilde»

Competências e conteúdos programáticos de referência:

· Reforçar a consciencialização da acentuação gráfica;
· Focalizar a atenção dos alunos nas palavras com acento gráfico;
· Identificar os diferentes acentos gráficos;
· Explicitar razões da acentuação gráfica.

Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)

1. Motivação Inicial
A professora irá projectar um ppt com as imagens da história «O gigante egoísta», de Óscar Wilde, (anexo um) e os alunos irão opinar, apoiados nas mesmas, sobre a possível temática da história. A professora registará, no quadro, palavras-chave ditas pelos alunos.


2. Apoiada nas palavras ditas pelos alunos, que se encontram registadas no quadro, a professora conduzirá o diálogo para que os alunos concluam que existem acentos e que algumas palavras necessitam dos mesmos para que façam sentido.

3. Seguidamente, a professora afixará, no quadro a imagem de cada um dos acentos e questionará os alunos sobre o nome dos mesmos. Os alunos registarão no caderno esse pequeno apontamento.







4. A professora fará a leitura da história.




5. Após o registo no caderno diário, a professora distribuirá aos alunos o texto «O gigante egoísta» com as palavras acentuadas erradamente. Os alunos irão sublinhar as palavras que consideram estar com a acentuação errada (anexo dois).

6. Os alunos farão a leitura silenciosa do texto e irão servir-se do mesmo para dele retirar e registar na ficha de trabalho (anexo três) as palavras acentuadas, mas com a correcção efectuada.








7. A professora irá dialogar com os alunos no sentido de os mesmos encontrarem explicação ou justificação para a presença do acento gráfico. Mesmo que não se chegue a uma regra, os alunos deverão desenvolver a sensibilidade para os efeitos na leitura da presença ou ausência do acento gráfico.

8. Para finalizar, a professora distribuirá aos alunos cartões com as palavras que os mesmos seleccionaram a partir da história. Essas palavras não estão acentuadas.


9. Num saco, a professora irá conter diversas imagens dos três acentos. Cada aluno irá tirar um acento de cada vez e colocá-lo correctamente nas palavras. Ganha o aluno que completar primeiro o cartão e que tenha os acentos colocados correctamente nas palavras. O objectivo do jogo é por em prática a consciencialização da acentuação, apelando também à memorização, dad0 que as palavras são as mesmas da actividade de registo.


A actividade terá a duração aproximada de sessenta minutos e decorrerá no edifício II, com a turma do 6º E PCA.

Sessão Tutorial Nº 10
11-05-09

Sem comentários: