segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Desenvolver a compreensão global de um texto

Na escola da Póvoa Rio de Moinhos, os alunos aprenderam a utilizar estratégias de compreensão, a partir do texto: " O moinho velho", inserido no livro. " Histórias do tempo vai, tempo vem", de Maria Alberta Menéres.
Antes da Leitura:
Exploração com os alunos sobre o título do livro: “ Histórias do tempo vai tempo vem”;
Apresentação de um dos textos do livro: “O velho moinho”, em ppt;
Activação dos conhecimentos dos alunos sobre o tema- os moinhos;

Antecipação da história, a partir do título;
Durante a Leitura:
Visionamento do ppt da história, lido pela professora;
Confirmação das hipóteses levantadas pelos alunos;
Leitura do texto,em suporte de papel, pelos alunos, silenciosamente, sublinhando as palavras desconhecidas;
Leitura selectiva do texto, por parágrafos, para explicitação do vocabulário desconhecido;

Construção de um mapeamento visual da história, no quadro, em grande grupo, a partir de questões, que os alunos acompanharam, individualmente, em ficha;
Distribuição aos alunos da estrutura de uma prancha, evidenciando a estrutura da narrativa, que foi trabalhada em grande grupo, no quadro;
Depois da leitura:
Releitura dos textos;
Debate com os alunos sobre a história trabalhada;
Reflexão final sobre a importância da actividade desenvolvida:a intencionalidade da leitura, o que sabiam sobre o tema e o que aprenderam.

Sem comentários: