segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos

A actividade de compreensão de textos teve lugar na turma do 1ºA, da EB1 de Alcains, no dia 18 de Janeiro de 2010.

Linhas orientadoras:Ler para aprender – aprender a ler, obter informação e organizar o conhecimento
Conteúdos
-Leitura
-Plano fonológico
Descritores de Desempenho:
Ler com progressiva autonomia palavras e pequenas frases;
Confrontar previsões feitas com o conteúdo do texto;
Usar vocabulário adequado ao tema e à situação;
Identificar e produzir rimas;
Relacionar informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
Identificar o tema central;
Localizar a informação pretendida;
Responder a questões sobre o texto;
Procurar informação complementar com a ajuda do professor;
Preencher grelhas de registo.

Como motivação, antes da leitura do texto, foi apresentado o vídeo: "Panda vai à escola- Rimas com nomes",
Depois de explorado o vídeo, os alunos fizeram um trabalho comparativo dos nomes do vídeo e dos nomes da turma.
Seguiu-se a leitura do texto:"Abecedário sem juízo", de Luísa Ducla Soares.
Abecedário sem juízo
A é o André, a beber a água pé.
B é o Bruno, vai a fugir dum gatuno.
C é a Camila, com corpinho de gorila.
D é o Daniel, come lenços de papel.
E é a Ester, que nunca usa colher.
F é o Frederico, está sentado no penico.
G é o Gonçalo, já hoje levou um estalo.
H é a Helga, picada por uma melga.
I é a Inês, a dar beijos num chinês.
J é o João, põe ratos dentro do pão.
L é a Luísa, vai para a rua sem camisa.
M é a Maria, que só dorme todo o dia.
N é o Norberto, que gosta de armar em esperto.
O é o Olegário, caiu dentro do aquário.
P é a Paula, tira bananas da jaula.
Q é o Quim, meteu a mão no pudim.
R é a Raquel, que se besunta com mel.
S é a Sara, com dez borbulhas na cara.
T é o Tiago, a pescar botas no lago.
U é o Urbino, que sofre do intestino.
V é a Verónica, tem a preguicite crónica.
X é o Xavier, usa roupa de mulher.
Z é a Zulmira, que na aula dança o vira.
In SOARES, Luísa Ducla – Poemas da mentira e da verdade. Lisboa: Livros Horizonte, 2005

Foram explorados os vocábulos desconhecidos e a rima, levando os alunos a reflectir sobre o som da última(s) sílaba(s) das palavras.
Posteriormente, os alunos responderam a um pequeno questionário acerca da poesia.
Numa actividade de escrita, os alunos descobriram palavras que rimavam com os seus nomes e criaram um novo poema, a partir do modelo estudado.
No final da aula, teve lugar a reflecção com a turma, sobre a actividade chegando à conclusão de que "a brincar também se aprende"...e muito!

1 comentário:

OS ECOS DO PNEP EM ALCAINS disse...

Muito bem, Artur!
A divulgação é importante, pois é um estimulo ao nosso trabalho e todos ficamos a ganhar.
Obrigada.
Margarida