sábado, 20 de dezembro de 2008

A Consciência Lexical

Os alunos do 1º A, da EB1 de Alcains, realizaram uma actividade de Consciência Lexical, sob a orientação dos professores, João Moreira e Teresa Henriques, no passado dia 17 de Dezembro.
«O jogo dos tamanhos»
ANTES:
Diálogo com os alunos sobre as actividades a realizar: leitura da poesia " Rato, ratinho, ratito, ratão" de Santos, Ondina. A corrida das rimas.Braga:Nova Educação, 2008 e «O jogo dos tamanhos».
Levar os alunos à antecipação da temática da poesia e ao conteúdo do jogo, partindo do título.

DURANTE:
· Afixação, no quadro, do texto em cartolina e distribuição do mesmo pelos alunos;
· Leitura do texto, de forma expressiva, pelo professor, levando os alunos à antecipação de algumas palavras que rimam;
· Exploração oral do texto ao nível de: rimas, graus do nome rato, tipo de alimentação do rato e seus predadores. Levar os alunos a concluir que o texto é um(a) poema/poesia, que a palavra rato é a que usamos normalmente e que ratito/ratinho e ratão têm a ver com o seu tamanho. Tentar que utilizem as palavras aumentar e diminuir para lhes dar os conteúdos correctos: aumentativo e diminutivo;
· O professor apresentará, no quadro, uma tabela com o título do jogo, na qual introduzirá as imagens e etiquetas das palavras do texto (rato, ratinho e ratão).
· Em seguida, o professor fará a explicação do jogo e orientará o discurso dos alunos, através da escrita, no quadro, dos tópicos que eles deverão abordar: É objecto ou animal? Quantas patas? Quantas orelhas? Para que serve? …Onde vive? Qual a sua forma? Que cor tem?

· Aleatoriamente, será escolhido um aluno, que retirará uma imagem de uma bolsa;
· O aluno fará a descrição oral da imagem aos colegas, sem identificar o nome do objecto/animal;
· Após a descoberta do objecto/animal, o mesmo será colocado, pelo aluno, na tabela e, simultaneamente, os alunos farão o registo, na ficha individual do aluno, igual à que se encontra afixada;

· O aluno que descobrir o objecto/animal virá à frente e retirará uma nova imagem para descrever aos colegas;
· O processo repetir-se-á até que a tabela fique completa;

· Através da comparação das palavras da coluna dos diminutivos e dos aumentativos, o professor levará os alunos a inferir a regra da formação de palavras (acrescentar “inho” ou “ito” à palavra para formar o diminutivo e “ão” ou “rão” para o aumentativo).
· Depois do jogo, com os nomes de alguns objectos/animais, nos diferentes graus, os alunos irão criar novas poesias servindo-se do modelo da que foi lida. Far-se-á o registo das mesmas no quadro e numa ficha para, posteriormente, serem passadas a computador e fazerem parte do “ O nosso livro de poesias, lengalengas e adivinhas”.
DEPOIS:
· Exploração oral dos registos;
· Reflexão/avaliação grupal sobre a actividade.

Professora Teresa Henriques e João Moreira






2 comentários:

OS ECOS DO PNEP EM ALCAINS disse...

Só pela expressão de curiosidade e concentração das crianças dá para deduzir o interesse que a aula lhes suscitou. Um bom trabalho. Parabéns à equipa.
Helena

OS ECOS DO PNEP EM ALCAINS disse...

Foi, de facto, uma actividade muito bem orientada, quer ao nível da estratégia, quer ao nível do material seleccionado.
Daí que tenha interessado tanto ao público a quem se dirigiu.

Parabéns!
Margarida