sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A sopa de pedra à moda da Póvoa



No dia 20 de Novembro, na Escola EB1 da Póvoa de Rio de Moinhos, no âmbito do PNEP, fez-se uma sopa de pedra, que deixou todos os alunos com água na boca(ou talvez não...).



No entanto, o objectivo que era desenvolver a linguagem oral dos alunos, ao nível da compreensão, foi plenamente conseguido, aumentando e refinando o "apetite" pela leitura e escrita.

A aula teve a seguinte programação:

A actividade decorreu aproximadamente durante 90 minutos. A exploração do título da história foi orientada pelo professor que deu espaço à intervenção e criatividade dos alunos, antecipando o seu conteúdo.
A história foi ouvida, com os alunos sentados nos seus lugares, acompanhada da explicitação dos vocábulos desconhecidos dos alunos.
A leitura foi enriquecida com a visualização dos instrumentos e ingredientes da sopa (panela de ferro, nabo, couves, cenoura, sal, chouriça, presunto, almotolia ….) . Após a audição, seguiu-se o diálogo sobre a história que visou a exploração do vocabulário novo e compreensão da mesma. Posteriormente, foi lida a história, novamente, com alguns erros propositados, para os alunos, os identificarem.
Em seguida, foi realizada uma chuva de ideias referentes ao tema da sopa e dos ingredientes que a mesma pode levar. Os alunos fizeram o seu registo, directamente do quadro.
Numa próxima aula, os alunos poderão passar à escrita o tema trabalhado.

1 comentário:

OS ECOS DO PNEP EM ALCAINS disse...

Tenho a certeza que os alunos ficaram a conhecer a receita da sopa de pedra e a mensagem que a história encerra.

Parabéns, Paulo, pelo teu empenhamento, na mudança das práticas...

Margarida