Em seguida foi apresentada a capa do livro “Os Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares, com a palavra "misteriosos "tapada, a qual foi descoberta no final da actividade. Os alunos anteciparam o conteúdo do livro, a partir da palavra "ovos".
Após esta actividade e, à medida que a professora fazia a leitura da história, ía abrindo os ovos, e apresentando as diferentes personagens.
Através do diálogo foi feita a compreensão da história.Os alunos do 4º ano, apoiados nas imagens, escreveram o resumo e os alunos do 1º ano descreveram as imagens e ordenaram-nas, no quadro, fazendo a sequência da história e elaborando pequenas frases.
Competências e conteúdos programáticos de referência:
- Mobilizar o conhecimento prévio sobre o tema e antecipar conteúdos;
- Descobrir significados pelo contexto;
- Enriquecer o léxico;
- Desenvolver o treino da atenção e da memória selectiva;
- Despertar a curiosidade sobre o texto que vai ser lido;
- Desenvolver o prazer da leitura.
Reflexão:
«O principal valor da leitura é o prazer
que proporciona a quem a pratica».
Sobrino,2000, pp30
Foi uma sessão cheia de magia e encanto... Como diz Herdeiro, 1988, p.46, promover a leitura significa proporcionar «tempos e espaços de leitura diversificados e atraentes». O livro agradou a todas as crianças e, num ambiente acolhedor, tiveram a possibilidade de ampliar o seu conhecimento, através do alargamento do capital lexical e desenvolver o prazer da leitura.
1 comentário:
Olá!!
Muito interessante seu trabalho. Estou acompanhando seu blog e tenho tido várias idéias para adaptar algumas atividades para nossa biblioteca.
Somos uma Escola Parque em Brasília.
Enviar um comentário