ANTES:
A aula iniciou-se com um diálogo sobre o título da poesia e os alunos foram questionados de modo a que reflectissem sobre o mesmo e apresentassem hipóteses para o conteúdo da poesia; em seguida foi distribuída a poesia pelos alunos.
DURANTE:
Leitura da poesia, em voz alta, pela professora, seguida de uma audição da mesma leitura, por um grupo de alunos da escola de Mora:
http://www.youtube.com/watch?v=auHfMvbTGb8

Leitura da poesia em coro, pela professora e pelos alunos, de modo a explorar o ritmo e a sonoridade da mesma.
Exploração oral da poesia:
1. Verificar se as hipóteses levantadas pelos alunos estavam correctas;
2. Perguntar qual a razão do abecedário não ter juízo;
3. Explorar o significado das palavras desconhecidas, segundo o seu contexto e outros;
4. Sublinhar na poesia as palavras que rimam;
5. Vamos criar uma poesia com os nomes dos colegas?


Pedir aos alunos que identifiquem os nomes dos colegas da sala, para cada letra, e mobilizar os conhecimentos prévios para que encontrem palavras que rimem com esses nomes. Essas listas de palavras serão registadas numa ficha.
Elaboração de uma poesia colectiva, seguindo a estrutura da apresentada, a partir das palavras registadas e dos nomes dos alunos da sala.

Exploração oral dos registos. Reflexão grupal sobre a actividade.
(Foi proposta, para uma aula seguinte, a utilização das TICE, através do site «http://alfabetosemjuizo.googlepages.com/avaliação» de uma actividade de consolidação da compreensão e aprofundamento da temática).
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