terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"O Ensino da Leitura - Compreensão de Textos"

No passado dia 5 de Fevereiro de 2009 a turma do 1º A, da E.B. 1 de Alcains, desenvolveu uma actividade de compreensão de textos, a partir do poema «Abecedário sem juízo», retirado do livro "Poemas da mentira e da verdade" de Luísa Ducla Soares.

ANTES:
A aula iniciou-se com um diálogo sobre o título da poesia e os alunos foram questionados de modo a que reflectissem sobre o mesmo e apresentassem hipóteses para o conteúdo da poesia; em seguida foi distribuída a poesia pelos alunos.

DURANTE:
Leitura da poesia, em voz alta, pela professora, seguida de uma audição da mesma leitura, por um grupo de alunos da escola de Mora:
http://www.youtube.com/watch?v=auHfMvbTGb8

Leitura da poesia em coro, pela professora e pelos alunos, de modo a explorar o ritmo e a sonoridade da mesma.
Exploração oral da poesia:
1. Verificar se as hipóteses levantadas pelos alunos estavam correctas;
2. Perguntar qual a razão do abecedário não ter juízo;
3. Explorar o significado das palavras desconhecidas, segundo o seu contexto e outros;
4. Sublinhar na poesia as palavras que rimam;
5. Vamos criar uma poesia com os nomes dos colegas?










DEPOIS:
Pedir aos alunos que identifiquem os nomes dos colegas da sala, para cada letra, e mobilizar os conhecimentos prévios para que encontrem palavras que rimem com esses nomes. Essas listas de palavras serão registadas numa ficha.








Elaboração de uma poesia colectiva, seguindo a estrutura da apresentada, a partir das palavras registadas e dos nomes dos alunos da sala.

Exploração oral dos registos. Reflexão grupal sobre a actividade.
(Foi proposta, para uma aula seguinte, a utilização das TICE, através do site «http://alfabetosemjuizo.googlepages.com/avaliação» de uma actividade de consolidação da compreensão e aprofundamento da temática).

Pudemos constatar que, na oralidade, os alunos participaram activamente, conseguindo antecipar as rimas do poema (a professora só precisou de ler os dois primeiros versos) ,mas tiveram alguma dificuldade na escrita (em sublinhar as palavras que rimavam), devido à relação grafema-fonema, pois o mesmo som nem sempre se escreve da mesma maneira. No entanto é preciso não esquecer que são alunos do 1º ano de escolaridade...
Teresa Henriques e João Moreira - E.B. 1 de Alcains

Sem comentários: