segunda-feira, 15 de março de 2010

Conhecimento Explícito da Língua

«Será que todas as palavras se arrumam na mesma caixinha?» 1º Ano EB1 de Alcains

Contexto da actividade: Pequeno diálogo, com os alunos, sobre a obra trabalhada – “ O Magnífico plano do lobo”.
• Apresentação de 4 bolsas de cores diferentes (determinantes, nomes, adjectivos e verbos), no quadro, ordenadas e sem etiquetas;
• Construção de frases, no quadro, com as palavras, retiradas de envelopes;
• Após a construção da primeira frase, os alunos irão lê-la e, em seguida, serão solicitados a arrumar as palavras nas respectivas bolsas, que se encontram por baixo da frase;
• Seguir-se-á o mesmo procedimento com as restantes frases;
Treino (reinvestir em diferentes contextos):
• 1ª tarefa: construção de uma frase com palavras dadas, que introduzirão nos rectângulos vazios;
• 2º tarefa: pintar o rectângulo do nome de cor-de-rosa.
• Este procedimento será igual para as restantes frases (pintar os rectângulos do verbo e do adjectivo com as cores correspondentes).






Impacto na aprendizagem: Os alunos, através desta actividade,aprenderam a distinguir as classes das palvras e descobriram muitas outras que poderiam substituir na frase e, consequentemente, na bolsinha que lhes correspondia.

Esta mesma actividade foi desenvolvida numa turma de 2º ano - turma A, da mesma escola, tendo obtido, também, resultados muito positivos.

Sem comentários: