quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Compreensão de Textos- O texto instrucional

As competências desenvolvidas:
- Mobilizar o conhecimento prévio sobre o tema e antecipar conteúdos;
- Descobrir significados pelo contexto;
- Conhecer a estrutura de um texto instrucional;
- Enriquecer o léxico;
- Desenvolver o treino da atenção e da memória selectiva;
- Praticar a leitura sequencial como uma instrução para a acção.
No passado dia 26, foi aula de culinária na turma do 1º e 4º Anos, da Póvoa de Rio de Moinhos.
A antecipação ao tema do texto foi fácil de adivinhar, através dos adereços da professora...

- Para que serve uma receita de bolo?
- Para que possam fazer o bolo, o que precisam saber?
- Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?

Depois da activação dos conhecimentos dos alunos, a Professora afixou no quadro a lista de ingredientes e pediu para verificarem quais os que tinham sido referidos e os que os alunos não mencionaram.

Os alunos anteciparam, novamente, as fases seguintes da confecção do bolo, a preparação e os materiais e compararam com os cartazes, afixados no quadro pela professora.
A aula prosseguiu com a leitura integral da receita / a análise da estrutura do texto instrucional, acompanhada do preenchimento de um “Roteiro de Leitura”.
Em seguida foi confeccionado o bolo de chocolate com a ajuda de todos os alunos.

Ficou muito bem batido... Hum! Que delícia!


Enquanto o bolo cozia...


Os alunos foram desafiados pela “cozinheira” a ordenar duas receitas (o bolo de chocolate e esparguete) que, por descuido, deixou cair no chão. Muito prontamente os alunos correram em
seu auxílio e realizaram o trabalho. Depois de ordenadas as sequências, seguiram-se propostas de trabalho, adaptadas aos dois níveis de escolaridade, seleccionar etapas para fazer uma receita e inventar o título.

1 comentário:

carlos cravo disse...

aromas... sabores... cheiros... palavras...