- Descobrir significados pelo contexto;
- Conhecer a estrutura de um texto instrucional;
- Enriquecer o léxico;
- Desenvolver o treino da atenção e da memória selectiva;
- Praticar a leitura sequencial como uma instrução para a acção.
- Para que serve uma receita de bolo?
- Para que possam fazer o bolo, o que precisam saber?
- Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?
Depois da activação dos conhecimentos dos alunos, a Professora afixou no quadro a lista de ingredientes e pediu para verificarem quais os que tinham sido referidos e os que os alunos não mencionaram.
Os alunos anteciparam, novamente, as fases seguintes da confecção do bolo, a preparação e os materiais e compararam com os cartazes, afixados no quadro pela professora.
A aula prosseguiu com a leitura integral da receita / a análise da estrutura do texto instrucional, acompanhada do preenchimento de um “Roteiro de Leitura”.
Em seguida foi confeccionado o bolo de chocolate com a ajuda de todos os alunos.
Ficou muito bem batido... Hum! Que delícia!
Enquanto o bolo cozia...
1 comentário:
aromas... sabores... cheiros... palavras...
Enviar um comentário