sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Ensino da Leitura - A compreensão de textos


No dia 28 de Janeiro, a turma do 6ºE trabalhou o texto informativo A conservação do panda gigante.





Os alunos anteciparam o tema através da construção de um puzzle. Tarefa complicada!!!!!




Seguidamente, os alunos deram opiniões sobre a temática do texto, as quais foram registadas no quadro.


De salientar que os alunos forneceram palavras importantes para a fase que se seguiu: o preenchimento de uma ficha de registo, na qual os alunos escreveram o que já sabiam sobre o tema e o que ainda gostariam de aprender. Foi também registado pelos alunos o tipo de texto que se iria trabalhar.




Constituiram-se grupos de dois alunos. A cada grupo foi dado um roteiro de leitura que continha o texto, perguntas sobre o texto e um mapa mundo.


Com recurso à internet, os diferentes grupos, responderam às perguntas do roteiro que estavam divididas em diversas categorias: perguntas para pensar, perguntas para ir ver a resposta ao texto, perguntas para pesquisar na Internet e perguntas para localizar no mapa mundo. Para finalizar, os alunos ilustraram a capa do roteiro.
Conclusões: Não haja dúvida que a antecipação do conteúdo é fundamental para um trabalho motivador, uma vez que os alunos não partem «em branco» para uma temática, pois já levam consigo informação muito útil.
Raquel do Carmo

1 comentário:

margarida disse...

Foi, de facto uma actividade muito interessante e com uma boa reflexão, Raquel.

beijinhos

Margarida