sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O desenvolvimento da consciência lexical e avaliação da Linguagem Oral
Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo
Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data:05/01/08

Nome e breve descrição da actividade: Jogo do sabe tudo

1. A professora distribui o texto "Saber Ler" de Ilse Losa e solicita aos alunos a leitura silenciosa do mesmo. Em seguida o texto será lido em voz alta pelos alunos. Após a leitura, a professora conduz a interpretação do texto, oralmente, para que os alunos cheguem às palavras pretendidas e que serão registadas no quadro (escola e livro).

2. A professora divide a turma em dois grupos. Cada um dos grupos forma uma equipa à qual atribui um nome e escolhe um porta-voz. Segue-se uma breve explicação das regras do jogo que serão afixadas no quadro (anexo um).

3. A professora divide o quadro em duas partes, afixando em cada uma um cartão para cada equipa ( uma palavra para cada equipa). Cada grupo irá conferenciar sobre o maior número de palavras que conhece relacionadas com a palavra-chave do cartão e o porta-voz registará as mesmas num tempo de oito minutos (anexo dois - chuva de ideias).

4. Após esgotado o tempo, o porta-voz de cada grupo dirige-se ao quadro e escreve as palavras encontradas. Depois da correcção, que deverá ser feita pela equipa adversária, procede-se à contagem da pontuação e os elementos da equipa procedem ao correcto preenchimento de um mapa semântico, que irão apresentar aos colegas (anexo três). Ganha a equipa que somar mais pontos.

5. Para finalizar, a turma fará um texto colectivo, apoiada no campo semântico de escola com o título " A minha escola é assim…". O texto será registado no quadro e no caderno diário.


Nota: O ponto cinco não foi realizado neste dia por falta de tempo. No entanto, foi realizado na aula seguinte, dia 7 de Janeiro, e foi um sucesso! Foi muito mais fácil para os alunos elaborarem um texto com base no mapa conceptual da palavra escola.
Click to play PNEP
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow

2 comentários:

margarida disse...

Gostei muito de participar nesta aula e ver os alunos bastante envolvidos na actividade.

Parabéns à professora pelo brio com que executa as suas tarefas.

As fotos ficaram muito bonitas...

Beijinhos.

Raquel do Carmo disse...

Não se fazem omeletes sem ovos. O ovo principal desta deliciosa omelete é a formadora residente!Desculpa a comparação!
Beijão para ti Margarida.