quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"O H perdeu uma perna", na Póvoa Rio de Moinhos

O H perdeu uma perna, de Ana Vicente " A Árvore dos Nomes"
A aula teve início com a apresentação do livro “O H perdeu uma perna” (capa, título, autor).
Em seguida foi pedido aos alunos que fizessem a antecipação da história, a partir do título e da imagem. A leitura da história foi feita pela professora, dramatizando a personagem "H", com uma "muleta". As letras estavam expostas na sala de aula e as crianças participaram com as suas sugestões, antecipando a resposta que cada letra ía dando ao “H”.


No final da leitura e exploração oral da história, foi feita a árvore dos nomes da turma. De seguida, a professora perguntou ao grupo turma quem tinha a letra H no seu nome (maiúscula ou minúscula), tendo o mesmo sido escrito no verso do cartão.
Posteriormente, a professora distribuíu os restantes cartões, pedindo a cada aluno que identificasse a letra inicial do seu nome, escrevendo-o, em seguida, no verso do cartão e o pendurasse na árvore dos nomes.








No final da actividade foi distribuída, a cada aluno, uma proposta de trabalho contendo diversas imagens, em que os alunos reconheceram e identificaram os diferentes sons das palavras fazendo a contagem dos mesmos.
Os alunos reflectiram na diferença dos sons da oralidade à escrita.
Fátima Fernandes
EB1 Póvoa de Rio de Moinhos 1º e 4º anos

2 comentários:

Unknown disse...

http://povoariomoinhos.blogspot.com

Unknown disse...

Cara Professora Fátima Fernandes
>
> O meu nome é Dora Silva, sou finalista do curso de Desenvolvimento
> Comunitário no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e encontro-me a
> estagiar no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural,
> I.P, no DAADI (Departamento de Apoio ao Associativismo e Diálogo
> Intercultural), mais precisamente no Gabinete de Educação e Formação /
> Entreculturas (para mais informação, veja, por exemplo,
> www.entreculturas.pt).
>
> Ora, uma das nossa grandes linhas temáticas é o trabalho com as histórias
> para a infância como forma de promover a aprendizagem intercultural.
> Aliás, temos uma oferta formativa (cujo programa se encontra em anexo) que
> visa, precisamente, sensibilizar os agentes educativos para essa questão.
>
> Um dos meus trabalhos realizados no âmbito do estágio foi dinamizar uma
> formação com adultos sobre Histórias Interculturais, realizada no ISPA,
> na qual utilizei a história " O H perdeu uma perna" (roteiro da formação
> diponivel em Anexo). Neste momento, o desafio que tenho em mãos é adaptar
> esta histórias a crianças entre os 6 e 10 anos .
>
> Numa breve pesquisa, e porque ando muito interessada nestes temas,
> descobri no vosso blog a dinâmica que utilizada com os seus alunos para
> trabalhar esta mesma história.
> O pormenor da bengala é muito forte e bastante criativo! ;))
>
> Se concordar, gostaria de aproveitar algumas das ideias descritas e
> adaptá-las para o trabalho para a interculturalidade. Aliás, gostava até
> de contar com os seus contributos.
>
> Em anexo envio-lhe também, em formato pdf, uma brochura que dá algumas
> pistas de exploração para o trabalho com as histórias.
>
> Na próxima segunda-feira, irá decorrer uma sessão «Aprender com as
> histórias: primeiros passos para a interculturalidade» na Escola Superior
> de Castelo Branco dirigida aos professores da região. Irá decorrer das
> 9h30 às 12h30. Se tiver interesse posso encaminhar a sua inscrição para os
> responsáveis pela organização.
>
> Melhores Cumprimentos
>
> Dora Silva